sexta-feira, 25 de abril de 2008

Culminância do Projeto Convivendo com o Semi-Árido!

Franklin aluno do 8º Ano "T", contribuindo
com os colegas nas atividades realizadas!
Obrigado pela sua presença!

Turma do 5º Ano Profª Gislaine "Dança"


6º Ano "C" Dança com a Música "Herdeiros do Futuro"

Toquinho


Produções dos alunos do 4º ano "c" Profª Cristina.
Alexsandro - aluno do 4ºAno "c" (NEE)
Poema "Trabalhando com Rimas" Profª Mariana
2º Ano Tarde

Turma da Profª Acácia 4º Ano "B"Cordel

de Patativa do Assaré



8º Ano "A" Cartaz

Produções do 4º Ano "C"



Proliferação de Doenças com a chegada da Chuva!
"DENGUE"

Dança - Alunos do 7º Ano "A"
Xote Ecológico "Luis Gonzaga"




Alunos do 5º Ano "A"- M Profª Gislaine

Produções do 5ºAno "B" Profº Eugênio







Alunos do 3ºAno "B" Profª Mª do Carmo

Alunos do 4º Ano "A" Profª Acácia
Apresentação com Fantoches 5º Ano A Profª Gislaine
"Conhecendo o Semi-Árido"





domingo, 13 de abril de 2008

Projeto - Educação para convivência com o Semi-Árido



PROJETO




ÁREA DE PESQUISA-

Comunidade Escolar e comunidade externa.

TEMA GERAL

Educação para a convivência no semi-árido.

TEMA ESPECÍFICO-

"CONDIÇÕES DE VIDA E DE SAÚDE DAS CRIANÇAS DO LUGAR E AS CONDIÇÕES DA ESCOLA DENTRO DA COMUNIDADE URBANA E NA COMUNIDADE RURAL (Semi-Árido)".

JUSTIFICATIVA –


O semi-árido brasileiro abrange boa parte dos oito estados brasileiros com cerca de quase 20 milhões de habitantes, uma população sofrida, necessitada devido à problemática da seca.

A Escola é um espaço vivo dentro da sociedade. O educando traz a escola toda uma carga de conhecimento e vivências externas, daí se faz necessário buscar uma integração cada vez maior entre a escola e a comunidade. A escolha do tema se justifica, pois, na tentativa de buscar conhecer a realidade na qual nossos alunos estão inseridos e compará-la com a realidade vivenciada pela população que está situada na região do semi-árido.

É necessário alertar o Setor Público, para que tenham ações imediatas que propicie a melhoria significativa da qualidade de vida da população, sem que a mesma perca sua identidade.


PROBLEMA-

O Município de Maracanaú está inserido numa área de transição entre o Litoral, Serra e início do Sertão Central, (SEMI-ÁRIDO). Embora não assolado diretamente pela problemática da seca, Maracanaú vivencia dificuldades com o crescimento desordenado de sua área urbana, o lixo, a poluição atmosférica, a higienização, e o atendimento médico, ente outros.






Objetivo Geral

Integrar a Escola e a Comunidade a cerca dos problemas vivenciados no Semi-Árido Nordestino.


Objetivo Específico

*Fazer um levantamento das problemáticas ambientais junto á comunidade;

*Desenvolver nas crianças e na comunidade o senso-crítico;

*Perceber as problemáticas existentes no meio em que vive;

*Conscientizar para a necessidade do Saneamento Básico, como medida preventiva na proliferação de doenças;

*Despertar para a preservação do Ecossistema;

*Incentivar o exercício da cidadania do corpo discente da unidade escolar;

*Incentivar para o uso racional da água;

*Comparar a vivência da população da Zona Rural (Sertão Central) com os moradores da Zona Urbana, (Cidade);

*Conscientizar a comunidade, da necessidade da realização do Pré-Natal, e do Aleitamento Materno.

*Buscar possíveis soluções para os problemas observados.


Procedimentos

*Através de uma reunião extraordinária, sensibilizar a escola e a comunidade;

*Realizar uma pesquisa de campo através de entrevistas;

*Registrar dados através de fotos, vídeos, etc.

*Realizações de palestras para a fundamentação teórica do tema;

*Tabulação dos dados;

*Desenhos, produções textuais, peças teatrais, criação de Blogs (escolarq.blogspot.com), murais painéis de fotos,etc.



Recursos

TV, Retroprojetor, cartolinas, fotos, computador, vídeos, Data show, etc


Cronograma

18/03/2008- Elaboração do Projeto com a Comunidade Escolar;

19 /03/2008 - Criação do BLOG da EMEIEF Rachel de Queiroz;

26/03/2008 - Reunião com a Comunidade para apresentação e sensibilização do Projeto;

04/04/2008- Início das Entrevistas com a comunidade: Segundo e Terceiro Roteiro;

04/04/2008- Teatro de Fantoches sobre a ÁGUA, (CAGECE);

16 /04/2008- Visita à Sala Verde do Município de Maracanaú;

17/ 04 / 2008 - Visita à Secretaria do Meio Ambiente;

17/04/2008 - Visita ao Posto de Saúde da Região;

19 a 23/04/ 2008 - Tabulação dos dados;

25 /04/2008 - Culminância do Projeto.

ESCOLHA DO TEMA

ROTEIROS

6º A (M) 2º ROTEIRO- Pesquisa sobre as condições de vida das crianças do lugar.

6º B(M) 3º ROTEIRO – Pesquisa sobre as condições das escolas do Semi-Árido.

7º A(M) 4º Roteiro - Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-Árido?

8º A(M) 1º Roteiro – Como nossas crianças estão chegando ao Semi-Árido?


6º C (T) 2º ROTEIRO- Pesquisa sobre as condições de vida das crianças do lugar.

7º B(T) 4º Roteiro - Cadê a Terra e a Vegetação e a do Semi-Árido?

8º B(T) 3º ROTEIRO – Pesquisa sobre as condições das escolas do Semi-Árido.

9º A(M) 1º Roteiro – Como nossas crianças estão chegando ao Semi-Árido?


Obs: Os alunos do 1º ao 5º ano, participaram e responderam à pesquisa do 2º Roteiro, nos turnos manhã e tarde.




Considerações Finais

Sabemos que tudo que pudermos fazer, de acordo com as nossas possibilidades, para sensibilizar o Poder Público para solucionar os problemas vivenciados pela população do Semi-Árido, será pouco, se não tivermos também, a consciência de mudarmos nossos maus hábitos urbanos, já que estamos em pleno Século XXI, em uma busca desesperada para tornar nosso Meio Ambiente próprio para a Sustentabilidade.




Referências Bibliográficas

Revista Mundo Jovem /2004.

Site: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.


















EMEIEF RACHEL DE QUEIROZ





Tema: Educação para convivência com o Semi-Árido





Autores:

Professores, Supervisores e

Gestores da EMEIEF RACHEL DE QUEIROZ





Maracanaú, março de 2008.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Economizar para não faltar (ÁGUA)

No dia 02 de Abril de 2008, tivemos a apresentação do Teatro de Fantoches, Com Célia e Lúcia, funcionárias da CAGECE, duas excelentes teatrólogas, que vieram sensibilizar os corpo discente da EMEIEF Rachel de Queiroz sobre a importância da ÁGUA em nossas vidas, como utilizá-la, e a importância de todos no combate ao desperdício de água.