PROJETO
ÁREA DE PESQUISA-
Comunidade Escolar e comunidade externa.
TEMA GERAL
–
Educação para a convivência no semi-árido.
TEMA ESPECÍFICO-
"CONDIÇÕES DE VIDA E DE SAÚDE DAS CRIANÇAS DO LUGAR E AS CONDIÇÕES DA ESCOLA DENTRO DA COMUNIDADE URBANA E NA COMUNIDADE RURAL (Semi-Árido)".
JUSTIFICATIVA –
O semi-árido brasileiro abrange boa parte dos oito estados brasileiros com cerca de quase 20 milhões de habitantes, uma população sofrida, necessitada devido à problemática da seca.
A Escola é um espaço vivo dentro da sociedade. O educando traz a escola toda uma carga de conhecimento e vivências externas, daí se faz necessário buscar uma integração cada vez maior entre a escola e a comunidade. A escolha do tema se justifica, pois, na tentativa de buscar conhecer a realidade na qual nossos alunos estão inseridos e compará-la com a realidade vivenciada pela população que está situada na região do semi-árido.
É necessário alertar o Setor Público, para que tenham ações imediatas que propicie a melhoria significativa da qualidade de vida da população, sem que a mesma perca sua identidade.
PROBLEMA-
O Município de Maracanaú está inserido numa área de transição entre o Litoral, Serra e início do Sertão Central, (SEMI-ÁRIDO). Embora não assolado diretamente pela problemática da seca, Maracanaú vivencia dificuldades com o crescimento desordenado de sua área urbana, o lixo, a poluição atmosférica, a higienização, e o atendimento médico, ente outros.
Objetivo Geral
Integrar a Escola e a Comunidade a cerca dos problemas vivenciados no Semi-Árido Nordestino.
Objetivo Específico
*Fazer um levantamento das problemáticas ambientais junto á comunidade;
*Desenvolver nas crianças e na comunidade o senso-crítico;
*Perceber as problemáticas existentes no meio em que vive;
*Conscientizar para a necessidade do Saneamento Básico, como medida preventiva na proliferação de doenças;
*Despertar para a preservação do Ecossistema;
*Incentivar o exercício da cidadania do corpo discente da unidade escolar;
*Incentivar para o uso racional da água;
*Comparar a vivência da população da Zona Rural (Sertão Central) com os moradores da Zona Urbana, (Cidade);
*Conscientizar a comunidade, da necessidade da realização do Pré-Natal, e do Aleitamento Materno.
*Buscar possíveis soluções para os problemas observados.
Procedimentos
*Através de uma reunião extraordinária, sensibilizar a escola e a comunidade;
*Realizar uma pesquisa de campo através de entrevistas;
*Registrar dados através de fotos, vídeos, etc.
*Realizações de palestras para a fundamentação teórica do tema;
*Tabulação dos dados;
*Desenhos, produções textuais, peças teatrais, criação de Blogs (escolarq.blogspot.com), murais painéis de fotos,etc.
Recursos
TV, Retroprojetor, cartolinas, fotos, computador, vídeos, Data show, etc
Cronograma
18/03/2008- Elaboração do Projeto com a Comunidade Escolar;
19 /03/2008 - Criação do BLOG da EMEIEF Rachel de Queiroz;
26/03/2008 - Reunião com a Comunidade para apresentação e sensibilização do Projeto;
04/04/2008- Início das Entrevistas com a comunidade: Segundo e Terceiro Roteiro;
04/04/2008- Teatro de Fantoches sobre a ÁGUA, (CAGECE);
16 /04/2008- Visita à Sala Verde do Município de Maracanaú;
17/ 04 / 2008 - Visita à Secretaria do Meio Ambiente;
17/04/2008 - Visita ao Posto de Saúde da Região;
19 a 23/04/ 2008 - Tabulação dos dados;
25 /04/2008 - Culminância do Projeto.
ESCOLHA DO TEMA
ROTEIROS
6º A (M) 2º ROTEIRO- Pesquisa sobre as condições de vida das crianças do lugar.
6º B(M) 3º ROTEIRO – Pesquisa sobre as condições das escolas do Semi-Árido.
7º A(M) 4º Roteiro - Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-Árido?
8º A(M) 1º Roteiro – Como nossas crianças estão chegando ao Semi-Árido?
6º C (T) 2º ROTEIRO- Pesquisa sobre as condições de vida das crianças do lugar.
7º B(T) 4º Roteiro - Cadê a Terra e a Vegetação e a do Semi-Árido?
8º B(T) 3º ROTEIRO – Pesquisa sobre as condições das escolas do Semi-Árido.
9º A(M) 1º Roteiro – Como nossas crianças estão chegando ao Semi-Árido?
Obs: Os alunos do 1º ao 5º ano, participaram e responderam à pesquisa do 2º Roteiro, nos turnos manhã e tarde.
Considerações Finais
Sabemos que tudo que pudermos fazer, de acordo com as nossas possibilidades, para sensibilizar o Poder Público para solucionar os problemas vivenciados pela população do Semi-Árido, será pouco, se não tivermos também, a consciência de mudarmos nossos maus hábitos urbanos, já que estamos em pleno Século XXI, em uma busca desesperada para tornar nosso Meio Ambiente próprio para a Sustentabilidade.
Referências Bibliográficas
Revista Mundo Jovem /2004.
Site: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.
EMEIEF RACHEL DE QUEIROZ
Tema: Educação para convivência com o Semi-Árido
Autores:
Professores, Supervisores e
Gestores da EMEIEF RACHEL DE QUEIROZ
Maracanaú, março de 2008.