quinta-feira, 20 de março de 2008

Clima Semi-Árido


O clima semi-árido é um tipo de clima caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Na classificação mundial do clima, o clima semi-árido é aquele que apresenta precipitação de chuvas média entre 300 mm e 800 mm. Setenta e cinco por cento da área terrestre mundial está sob o clima semi-árido.



O semi-árido brasileiro


O clima semi-árido está presente no Brasil nas regiões Nordeste e Sudeste. Corresponde a uma área de quase um milhão de metros quadrados e é a região semi-árida mais populosa do mundo, com 36 milhões de pessoas.
É definido por quatro dos principais sistemas de
circulação atmosférica. Ao passarem pela região, provocam longos períodos secos e chuvas ocasionais concentradas em poucos meses do ano. A precipitação pluviométrica é em média cerca de 750 mm/ano, de forma bastante irregular no espaço e no tempo. As altas temperaturas ((cerca de 26o C) com pequena variação interanual exercem forte efeito sobre a evapotranspiração que, por sua vez, determinam o déficit hídrico como o maior entrave à ocupação do semi-árido e ressaltam a importância da irrigação na fixação do homem nas áreas rurais da Região Nordeste em condições sustentáveis.
A evapotranspiração é a perda pela evaporação. Como o subsolo é rico em rochas cristalinas (de baixa permeabilidade), a formação de aqüíferos subterrâneos é inibida. O regime de chuvas rápidas e fortes também impedem a penetração de água no subsolo. Uma outra característica do semi-árido brasileiro é a presença de sais nos solos, precipitados pela evaporação intensa, o que inibe a produtividade agrícola.
A programação de pesquisa relacionada ao clima estuda os parâmetros agrometereológicos que afetam o desenvolvimento e rendimento das culturas – em particular aqueles relacionados com o suprimento de água para os processos metabólicos das plantas. Estudos têm sido realizados para estimar índices de evapotranspiração que são essenciais para um programa de irrigação. Os estudos abrangem as culturas da manga, banana, goiaba, acerola e tâmara.










A exploração inadequada dos solos faz com que 68% do semi-árido nordestino esteja em processo grave de desertificação.







Perímetro


O semi-árido brasileiro se estende por uma área que abrange a maior parte de todos os Estados da Região Nordeste (oito estados, 86,48%), além do Sudeste (13,52%) também, ocupando uma área total de 974.752 km². Ocupa os seguintes estados:
Piauí
Ceará
Rio Grande do Norte
Paraíba
Pernambuco
Alagoas
Sergipe
Bahia
Minas Gerais (região setentrional)
Espírito Santo (norte)

Um comentário:

Raquel Teixeira disse...

O Blog Ta d+, parabéns.
Coloquem mais fotos do
pessoal lá do colegio
Beijão