domingo, 13 de abril de 2008

Projeto - Educação para convivência com o Semi-Árido



PROJETO




ÁREA DE PESQUISA-

Comunidade Escolar e comunidade externa.

TEMA GERAL

Educação para a convivência no semi-árido.

TEMA ESPECÍFICO-

"CONDIÇÕES DE VIDA E DE SAÚDE DAS CRIANÇAS DO LUGAR E AS CONDIÇÕES DA ESCOLA DENTRO DA COMUNIDADE URBANA E NA COMUNIDADE RURAL (Semi-Árido)".

JUSTIFICATIVA –


O semi-árido brasileiro abrange boa parte dos oito estados brasileiros com cerca de quase 20 milhões de habitantes, uma população sofrida, necessitada devido à problemática da seca.

A Escola é um espaço vivo dentro da sociedade. O educando traz a escola toda uma carga de conhecimento e vivências externas, daí se faz necessário buscar uma integração cada vez maior entre a escola e a comunidade. A escolha do tema se justifica, pois, na tentativa de buscar conhecer a realidade na qual nossos alunos estão inseridos e compará-la com a realidade vivenciada pela população que está situada na região do semi-árido.

É necessário alertar o Setor Público, para que tenham ações imediatas que propicie a melhoria significativa da qualidade de vida da população, sem que a mesma perca sua identidade.


PROBLEMA-

O Município de Maracanaú está inserido numa área de transição entre o Litoral, Serra e início do Sertão Central, (SEMI-ÁRIDO). Embora não assolado diretamente pela problemática da seca, Maracanaú vivencia dificuldades com o crescimento desordenado de sua área urbana, o lixo, a poluição atmosférica, a higienização, e o atendimento médico, ente outros.






Objetivo Geral

Integrar a Escola e a Comunidade a cerca dos problemas vivenciados no Semi-Árido Nordestino.


Objetivo Específico

*Fazer um levantamento das problemáticas ambientais junto á comunidade;

*Desenvolver nas crianças e na comunidade o senso-crítico;

*Perceber as problemáticas existentes no meio em que vive;

*Conscientizar para a necessidade do Saneamento Básico, como medida preventiva na proliferação de doenças;

*Despertar para a preservação do Ecossistema;

*Incentivar o exercício da cidadania do corpo discente da unidade escolar;

*Incentivar para o uso racional da água;

*Comparar a vivência da população da Zona Rural (Sertão Central) com os moradores da Zona Urbana, (Cidade);

*Conscientizar a comunidade, da necessidade da realização do Pré-Natal, e do Aleitamento Materno.

*Buscar possíveis soluções para os problemas observados.


Procedimentos

*Através de uma reunião extraordinária, sensibilizar a escola e a comunidade;

*Realizar uma pesquisa de campo através de entrevistas;

*Registrar dados através de fotos, vídeos, etc.

*Realizações de palestras para a fundamentação teórica do tema;

*Tabulação dos dados;

*Desenhos, produções textuais, peças teatrais, criação de Blogs (escolarq.blogspot.com), murais painéis de fotos,etc.



Recursos

TV, Retroprojetor, cartolinas, fotos, computador, vídeos, Data show, etc


Cronograma

18/03/2008- Elaboração do Projeto com a Comunidade Escolar;

19 /03/2008 - Criação do BLOG da EMEIEF Rachel de Queiroz;

26/03/2008 - Reunião com a Comunidade para apresentação e sensibilização do Projeto;

04/04/2008- Início das Entrevistas com a comunidade: Segundo e Terceiro Roteiro;

04/04/2008- Teatro de Fantoches sobre a ÁGUA, (CAGECE);

16 /04/2008- Visita à Sala Verde do Município de Maracanaú;

17/ 04 / 2008 - Visita à Secretaria do Meio Ambiente;

17/04/2008 - Visita ao Posto de Saúde da Região;

19 a 23/04/ 2008 - Tabulação dos dados;

25 /04/2008 - Culminância do Projeto.

ESCOLHA DO TEMA

ROTEIROS

6º A (M) 2º ROTEIRO- Pesquisa sobre as condições de vida das crianças do lugar.

6º B(M) 3º ROTEIRO – Pesquisa sobre as condições das escolas do Semi-Árido.

7º A(M) 4º Roteiro - Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-Árido?

8º A(M) 1º Roteiro – Como nossas crianças estão chegando ao Semi-Árido?


6º C (T) 2º ROTEIRO- Pesquisa sobre as condições de vida das crianças do lugar.

7º B(T) 4º Roteiro - Cadê a Terra e a Vegetação e a do Semi-Árido?

8º B(T) 3º ROTEIRO – Pesquisa sobre as condições das escolas do Semi-Árido.

9º A(M) 1º Roteiro – Como nossas crianças estão chegando ao Semi-Árido?


Obs: Os alunos do 1º ao 5º ano, participaram e responderam à pesquisa do 2º Roteiro, nos turnos manhã e tarde.




Considerações Finais

Sabemos que tudo que pudermos fazer, de acordo com as nossas possibilidades, para sensibilizar o Poder Público para solucionar os problemas vivenciados pela população do Semi-Árido, será pouco, se não tivermos também, a consciência de mudarmos nossos maus hábitos urbanos, já que estamos em pleno Século XXI, em uma busca desesperada para tornar nosso Meio Ambiente próprio para a Sustentabilidade.




Referências Bibliográficas

Revista Mundo Jovem /2004.

Site: Wikipédia – A Enciclopédia Livre.


















EMEIEF RACHEL DE QUEIROZ





Tema: Educação para convivência com o Semi-Árido





Autores:

Professores, Supervisores e

Gestores da EMEIEF RACHEL DE QUEIROZ





Maracanaú, março de 2008.

Um comentário:

alan disse...

Nossa meu nome é ALAN LUCAs do municipio
de barreira ! e ja estudei na escola Rachel de Queiros parabens ( facebook alan lucas ) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!